Translations:Linux/12/pt

Материал из SmartPlayer

Alternância da interface de janelas

Quando o usuário inicia o aplicativo no Ubuntu, pode não haver reação. Para resolver esse problema, é necessário acessar a seção "Sobre o sistema" e ir até a linha "Interface de janelas".

Localização da configuração de "Interface de janelas".

Nessa linha, altere a opção de "Wayland" para "X11".

Solução alternativa

Existe a possibilidade de alternar de Wayland para o sistema de exibição X11 a partir da tela de bloqueio. Este método é adequado para aqueles que não têm acesso ao sudo para modificar os arquivos "/etc/gdm3/daemon.conf" ou "/etc/gdm3/custom.conf", ou se o usuário precisar alternar temporariamente de Wayland para o sistema de exibição X11.
Primeiro, o usuário precisa sair do sistema executando o código abaixo ou utilizando o método tradicional para sair.
$ loginctl terminate-user $(users)
Após isso, é necessário pressionar "Enter" para entrar novamente no sistema.
Em seguida, o usuário deve encontrar o ícone de "engrenagem" no canto inferior direito. Ao clicar nele, uma janela de configurações será aberta. Por padrão, os usuários do Ubuntu trabalham no X11, mas se de alguma forma estiverem usando o Ubuntu com Wayland, altere para "Ubuntu". Para usuários baseados no Debian, selecione "GNOME em Xorg".

Exemplo para Ubuntu e Debian.

Depois disso, entre novamente no sistema e vá para Configurações -> Sobre o sistema para verificar as alterações. Na seção Interface de janelas, você encontrará X11 para usuários de Ubuntu e Debian.

Exemplo para Ubuntu e Debian.

Alternância da interface de janelas via terminal

  • Abra o terminal
  • Digite o comando sudo gedit /etc/gdm3/custom.conf
  • Para desativar o modo "Wayland", encontre a linha #WaylandEnable=false‍, remova o símbolo "#" e salve as alterações
  • Reinicie o "GDM" usando o comando sudo systemctl restart gdm3

Limitações de hardware da plataforma

Nos dispositivos que executam Linux, existem as seguintes limitações de hardware:

  1. A presença de um antivírus ou firewall ativado pode afetar o funcionamento do aplicativo SmartPlayer.
  2. Ao revisar os requisitos mínimos de sistema para o dispositivo, o usuário deve entender que eles são indicados para o funcionamento correto do aplicativo SmartPlayer, sem levar em consideração outros programas e processos que também utilizam recursos do dispositivo. Portanto, recomenda-se ter uma configuração de dispositivo com componentes mais potentes do que os especificados nos requisitos mínimos do sistema. Caso contrário, o funcionamento estável do aplicativo SmartPlayer e seus componentes não pode ser garantido.